Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

recados; encontrar pessoas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um gesto de amor ...


Diariamente, ao fazer meu percurso de casa até o meu local de trabalho, observo um homem, sempre no mesmo lugar, sentado à porta da padaria acompanhado por seu cão. Como o percurso precisa ser feito em baixa velocidade, não deixo de perceber o quanto aquele homem dedica de tempo, de atenção e de carinho àquele cão. Parecem serem muito amigos. Um sempre acompanhao pelo outro.
Hoje percebi algo diferente, a cena mudou, o homem estava sozinho ali, uma certa nostalgia tomava conta do seu semblante. Ao observar a cena fiquei pensando: O que poderia ter acontecido ao seu companheiro e amigo tão fiel? Por que hoje ele se encontrava sozinho depois de mais de doze meses juntos? Digo doze meses porque esse é o tempo que passo por aquele lugar. É como se aquela imagem do homem com seu cão ja fizesse parte da paisagem do bairro. Não resisti a curiosidade, parei no estacionamento da padaria, entrei, comprei algo para disfarçar a curiosidade e na saída consegui iniciar uma conversa com aquele homem. Assim de perto pude perceber os sinais do tempo em sua face rubra, as mãos tremulas e o corpo franzino que escondeu diante do sorriso largo que expressou quando lhe perguntei por seu cão. Então a senhora o conhece? Disse ele. Disfarcei o entusiasmo e lhe respondi: Claro! eu o vejo sempre que venho a padaria. Não fora o tempo exíguo que separa uma pessoa que precisa cumprir horários e agendas, de outra que se encontra aposentada e disponível para conhecer e dar-se a conhecer às pessoas, teríamos conversado toda a manhã sobre as aventuras e a inteligência do seu cão, o Tom. O homem era todo animação, os olhos brilhavam, a silueta ergueu-se diante de tão empolgante assunto. Afinal, voltei a perguntar, e onde se encontra o Tom? Ah! meu filho o levou ao veterinário, coisas de rotina, logo mais ele voltará cheio de novidades e me cumprimentando como se estivesse longe há anos! Despedi-me daquele homem e segui meu caminho, seu nome eu não sei, mas o nome de seu melhor amigo eu jamais esquecerei, Tom.

Nenhum comentário: